INTERIOR DO PLANETA TERRA
Parece loucura, mas para entender como uma cadeia de montanhas surgiu na Terra, você precisa entender (mesmo que superficialmente) o interior do nosso planeta. Então, em pouquíssimas palavras, vamos lá:
Na escola eu aprendi que a Terra era dividida em: crosta, manto e núcleo. A maioria de vocês também deve ter ouvido falar isso. Essa divisão está correta, mas é baseada nos aspectos químicos dos materiais. Além dessa divisão, podemos dividir a Terra baseada nos aspectos físicos, ou seja, no comportamento mecânico de cada uma das camadas, em síntese, fica assim: litosfera (dura), astenosfera (não é líquida, mas é mais maleável, algo "parecido" com uma espada de ferro derretido no momento em que está praticamente resfriada), mesosfera, núcleo interno e externo (ou endosfera).
Aqui o que nos importa é a tectosfera, ou seja, as partes da Terra que estão envolvidas nos processos Tectônicos que são: a litosfera e a parte superior da astenosfera.
Litosfera (do grego "lithos" = pedra) é a camada mais superficial do planeta, onde nós pisamos. É uma camada sólida, constituída de solo e rochas. É formada pela crosta e por parte do manto superior.
Astenosfera (do grego "asthenes" = fraqueza): é a camada situada imediatamente abaixo da litosfera, inclui parte do manto superior e da zona de transição (entre mantos superior e inferior), é constituída de material sólido moldável/dúctil, seu comportamento mecânico é plástico e transmite calor por convecção.
Outra informação importante é que existem dois tipos de crosta: a crosta continental e a crosta oceânica. É bem literal mesmo, a crosta continental é a que pisamos nos continentes da Terra enquanto a oceânica é o assoalho (algo tipo o "piso duro") que se encontra no fundo dos oceanos. Ambas são sólidas (ou seja é tudo pedra), mas são constituídas de rochas completamente diferentes: enquanto as rochas da crosta continental tendem a ter tonalidades mais claras e densidade um tanto mais leves, as rochas da crosta oceânica tendem a ser mais escuras e muito mais densas pois sua composição é rica em ferro e níquel.