sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Peru - Roteiro e Pontos Turísticos de Lima




Nosso Roteiro


Nossa ideia de roteiro para Lima é: chegar a Lima por volta das 11h da manhã, ir para hostel, visitar o Centro Comercial Mega Plaza (sacolinha vermelha no mapa, norte da cidade), a tarde, visitar o Museu de Sitio Huaca Plucama -H do mapa - e a noite o shopping Larcomar - sacolinha amarela do mapa. No dia seguinte, percorrer o Centro Histórico de Lima (seta branca), passear pela orla conhecer os bares ao redor da praça Keneddy.
colonial e lugares como o Centro Histórico, declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, a Plaza de Armas, a Catedral, o Convento de San Francisco, o Parque del Amor e o Palácio do Governo


Centro Histórico de Lima

Declarado patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO, o Centro Histórico de Lima é uma área bastante extensa com diversos pontos turísticos, entre eles: Plaza de Armas, Catedral de Lima, Convento de San Francisco e palácios do governo. Assim como toda a cidade de Lima, o Centro Histórico foi atingindo por diversos terremotos que foram responsáveis pela destruição de muitos desses pontos turísticos, aos poucos, esses pontos estão sendo restaurados.
Plaza de Armas

  • Palácio Episcopal: é uma construção relativamente recente, de 1916, mas que imita muito bem a arquitetura colonial peruana. Atualmente é a residência do arcebispo de lima e sede administrativa da arquidiocese de Lima. 

  • Catedral de Lima: construída no estilo neoclássico, passou por uma reforma em 2005. Mas esta não foi sua única reforma, ela já foi reconstruída cinco vezes, em razão de danos causados por terremotos. Sua construção original data de 1555 e as reconstruções seguem o projeto original.  Durante a semana funciona como museu para os turistas (contém obras artísticas coloniais). É possível também visitar o túmulo do conquistador espanhol Francisco Pizarro (muitos acreditam que ele foi o fundador de Lima).  
  • Palácio do Governo: é a residência oficial do presidente e sede do poder executivo do Peru. Construído em 1937. Na entrada principal há uma imagem enorme de Francisco Pizarro (supracitado).
  • Basílica Menor e o Convento de São Francisco o Grande: São uma instituição Franciscana do Peru. Funcionam em conjunto, como um complexo religioso, fundados em 1535. Em 1655 um o tempo e todos os tesouros de seu interior. A reconstrução começou em 1657. Em 1963 a igreja recebeu o título de basílica menor do papa João XXIII. Segundo o "O Globo" o peru deve ao franciscano os estudos sobre geografia, hidrografia e história do país. O complexo é regido até hoje pela ordem franciscana e é considerado o melhor exemplo do estilo arquitetônico "lima barroco". Fazem parte do conjunto o convento, as catacumbas e a biblioteca. As catacumbas contem ossos de 750 mil pessoas. A biblioteca abriga 25 mil volumes, muitos deles manuscritos e considerados raros. O convento abriga obras de arte.  Segundo o site cusco.peru.com, as atrações são: 

Sacristia: sacristia do templo principal é uma das jóias do conjunto franciscano. O trabalho da sacristia foram concluídas em 1730, destacando a sua portada, executado em 1729 pelo tenente Lucas de Melendez.
AnteportariaAtravessando a porta do convento está localizado um ambiente espaçoso, com rodapés decorados com azulejos, que apresenta como atração principal um tríptico do Senhor Crucificado, cujas pinturas laterais são obras de Angelino Medoro. Também encontramos pinturas da escola limeña, muito valiosas.
PortariaAqui, vamos encontrar uma escultura em madeira de Jesus crucificado, pinturas de santos da igreja católica, da escola limeña do século XVII, assim como pinturas da escola cusqueña, e duas pinturas em forma de medalhão representando passagens da vida de São Francisco Solano, feito em comemoração a sua canonização.
VestíbuloÉ uma grande sala com teto esculpido em madeira, com rodapés de azulejos sevilhanos. Aqui encontramos quatro pinturas de artistas famosos, representando santos católicos. 
Claustro PrincipalÉ um belo pátio quadrilátero, cercado por galerias com arcos batidos, 11 de cada lado, todos apoiados por pilastras. As paredes estão decoradas com azulejos de Sevilha no rodapé, que data de 1620, com o tema de decoração dos santos franciscanos.
Salão AndaAmbiente que conserva diferentes andares que servem para as procissões de santos da Igreja Católica, onde se pode distinguir o seguinte: uma peça de prata com relevo, que é usado no primeiro domingo de novembro de cada ano para a procissão da imagem de San Judas Tadeo, outro, esculpida em madeira, e coberto de folhas de ouro com um fino desenho, e uma terceira destinada a São Francisco de Assis, também trabalhada em madeira e cobertas de folhas de ouro.

Museu ou Sala de ProfundisAmbiente projetado para exibir uma coleção de 11 pinturas de três metros aproximadamente, cada uma representando a "Paixão de Cristo" (pertencentes à oficina de grande mestre flamengo Pedro Pablo Rubens) todos de alto desempenho, harmonia de cores e alta expressão em seus personagens.

RefeitórioAmbiente que antigamente era usado para jantar. Aqui está a famosa coleção de 15 telas retratando os Doze Apóstolos, o Cristo Redentor, a Virgem Maria e São Pablo, imagens impressionantes pertencentes à mão artística do mestre espanhol Francisco de Zurbarán.

AntesacristíaAqui, vemos uma grande tela de cinco a seis metros, o que representa a árvore genealógica da Ordem Franciscana, obra datada de 1734.

CatacumbasO mais surpreendente deste edifício são as catacumbas, que impressionam mais de um, porque foi cemitério na época colonial. 




 https://www.cuscoperu.com/pt/viagens/lima/museus/museu-do-convento-de-san-francisco















Nenhum comentário:

Postar um comentário